Semana da mídia




Foto ilustrativa: bing.com/imagens


Na data do dia 21 de junho é comemorado o Dia da Mídia, que por sua vez também celebra os profissionais da área da comunicação, principalmente pelos meios jornalísticos, bem como rádio, jornais, TV e plataformas informativas pela web. Mas, você alguma vez já se perguntou como surgiu a mídia e os meios midiáticos?


Sabe-se que a mídia surgiu devido a evolução das culturas, que começou na cultura oral, cultura escrita e depois cultura de massas e, com a tecnologia e Revolução Tecnológica os meios de comunicação foram evoluindo ainda mais até chegarmos na cultura digital.


O alemão Johannes Gutenberg mudou a história das mídias ao desenvolver, em 1447, uma máquina para a acelerar a produção de livros, que anteriormente eram todos redigidos manualmente. Essa invenção ficou conhecida como Prensa Móvel e contribuiu grandiosamente com os avanços da sociedade, dando os primeiros sinais de mudança após séculos de escuridão na idade média.


Tempos depois começaram a surgir os meios de comunicação midiáticos que conhecemos atualmente como o Telégrafo (1844), o Rádio (1860), a Televisão (1923) e a Internet (1969). Todos trouxeram mudanças no jeito do ser humano se comunicar.


E estas inúmeras evoluções da comunicação continuam até os tempos atuais, possibilitando a chegada da informação muito mais rápida e completa, seja televisiva, radiofônica, eletrônica ou impressa.


A Satisfação do público em receber notícias, informações e conteúdos de entretenimento é graças ao conteúdo midiático. Viva a comunicação e ao desenvolvimento dos meios midiáticos!!