Organização promove transformação e ações sociais

O Levante Amapá é uma organização sociopolítica com raízes jovens e resistentes


Por Clarisse Corrêa - Agência Moinho


Foto: divulgação @levante.amapa

O Levante Amapá é uma organização que convoca a juventude de todo o Brasil, o objetivo é originar projetos que contribuam para a sociedade. Apesar da organização ter surgido no ano de 2012 em uma favela de Porto Alegre (RS), no Amapá seu início se deu em 2015.


O núcleo de seus projetos tem a proposta de pensar e propor novos valores sociais, pautando a luta das mulheres, dos grupos LGBT e a luta de negros e negras, defendendo sempre as instituições democráticas, e levantando assim a bandeira pela luta por democracia. As características da organização no Amapá são as mesmas desde a sua primeira aparição no Sul do país, destacando as relações socioeconômicas do estado e os reflexos de políticas em níveis nacionais, fazendo prevalecer assim a esperança de uma política de bem-estar social, usando a solidariedade como ferramenta.


Marta Gomes, que faz parte da coordenação do movimento, explica que usam da empatia e da auto organização da população para promover doações, “é o povo ajudando o povo, não é uma empresa que decidiu doar alimentos a gente foi lá e entregou, não”, e descreve que usam o esquema de divulgação em suas redes sociais para arrecadar dinheiro, “a gente faz campanha nas redes sociais, alcançando as pessoas que já conhecem e confiam no nosso trabalho, junta o dinheiro arrecadado, compra as cestas básicas, higieniza tudo e distribui”.


Marta conta também que as doações funcionam de forma natural, e que há uma conexão com as pessoas que eles ajudam, tentando sempre fazer suas doações de forma diferente e educacional, “a gente conversa sobre a situação política, a gente escuta as pessoas, distribuímos panfletos sobre violência doméstica”.



Foto: divulgação @levante.amapa

O objetivo, segundo a coordenadora, é construir ações que são mais do que o ato de deixar materiais doados, mas construir e manter um vínculo com as pessoas, “para não ser uma coisa somente assistencialista” finaliza Marta.


Interessados em contribuir podem buscar as divulgações para doações e informações sobre os projetos pelo instagram Levante Amapá, criado pela organização.